Lisboa
28 Nov, Sunday
9° C
TOP

Dá para viajar com visto vencido?

Após 4 meses em Portugal, seu visto de estada temporária vence. O que fazer?

Quando você vai estudar em Portugal por um semestre, deve requisitar um visto de estada temporária, já escrevemos sobre isso aqui. Contudo, após 4 meses, seu visto irá vencer e você provavelmente continuará viajando pelos dois meses restantes, certo?

Pensando nisso, decidi compartilhar com vocês respostas para possíveis dúvidas.

Comprovante de espera para renovação do visto

Primeiramente, quando você pede a renovação do visto, há um período de espera entre a solicitação e renovação. Nesse ínterim você vai ter que ficar sem viajar porque está aguardando a renovação? NÃO! Assim que você agenda a renovação, o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) emite um comprovante de agendamento, com o qual você prova que está aguardando a renovação e a demora não é culpa sua.

Em segundo lugar, lembre-se de que voos dentro do Tratado Schengen não passam pela imigração, diminuindo as chances de alguém verificar seu status. Assim, a atenção se volta para viagens que ultrapassem as fronteiras do Tratado.

Viagens além do Tratado Schengen com visto vencido

Já tinha viagem marcada, e agora? Bom, se mesmo depois que você leu aqui que o problema era sair do Tratado e marcou viagem além dele, calma! Lembrando que o comprovante emitido pelo SEF é em português, você pode ter dificuldades ao explicar isso na fronteira se não falar muito bem inglês. Caso você queira ter mais segurança e perguntar ao SEF sobre viagens para fora do Tratado no período citado, eles dirão que não podem responder por outros países.

O que eu fiz para viajar com visto vencido

Quando eu estava em Portugal, saí do tratado duas vezes com o visto vencido, com vários comprovantes de que eu estudava em Lisboa. Em Londres, perguntaram o motivo de meu visto estar vencido, eu disse que estava aguardando a renovação e já mostrei o documento do SEF (que a verdade nem é assinado, então, cuidado!) e minha carteirinha da faculdade e fui liberada. Contudo, tinha sempre uma pastinha com coisas como aluguel, matr mas estava com uma excursão e não posso garantir que será tão fácil quanto em Londres.

Resumindo

A vida não para porque o visto venceu. Reúna seus documentos, organize tudo em uma pastinha e vai! Se você souber falar bem inglês, não terá problemas em explicar sua situação quando sair do Tratado. Por outro lado, se achar que não vai conseguir explicar, melhor não arriscar!

Comments (125)

  • Gabi Ventura

    Oi, Geruza!

    Então, quando o seu visto de estudante vence, você passa a ser turista e tem mais 90 dias de estadia.
    No entanto, pelo que me disse já passou esse período.
    Não posso te responder com certeza se terá algum problema ou não.
    A verdade é que mesmo nas viagens de avião dentro da UE, é só a companhia aérea que verifica o passaporte, já que não existem fronteiras para trânsito entre os países. Porém, pode acontecer de haver uma fiscalização na entrada, seja para viagens de trem ou de avião, para cidadãos estrangeiros da UE.

    Por outro lado, você não pode perder o seu estágio. Como segurança, leva a sua carta convite do estágio e tenta explicar a situação. Particularmente, duvido que te deportariam ou que te proibiriam de entrar na UE por causa disso. Você é uma estudante e provavelmente os motivos de ter o visto vencido ou do atraso para receber uma resposta do estágio são por causa do Covid. Vê se existe alguma legislação específica da UE sobre esse assunto, provavelmente há.

    Espero que tenha conseguido te ajudar ou te deixar mais calma de alguma forma 🙂

  • Geruza Valadares Souza

    Bom dia, estou na Espanha com visto de estudante. Entretanto, já tem 6 meses que o meu visto venceu. Preciso fazer um estágio doutoral na França por 3 meses e já tenho inclusive a carta convite. Posso ter problemas para entrar na França de trem?

  • Lucilene

    Boa tarde
    Alguém pode me ajudar.
    Ultrapassei meu período na Itália de 180 dias,mas estou indo para Londres com meu marido que é um cidadão italiano e estou indo para mostrar.?
    Será que sou barrada na imigração?

  • Luis Delmaschio

    OLá, boa tarde, parabéns pela página. Minha sobrinha foi para Portugal em Outubro de 2019, para estudar, já com a matrícula e tudo de acordo com as exigências. O retorno no SEF estava marcado para hoje, 08/01/2020. O que ocorre: Ela desistiu do curso, já lá em Portugal, portanto perdeu a matrícula. No entanto outra universidade a chamou para um estágio (não remunerado), que ainda não iniciou. Hoje, na entrevista do SEF, apenas remarcaram para ela retornar em SETEMBRO de 2020. Porém, para além desse agendamento e a carta do convite de estágio, ela não teve prorrogação de visto e vai extrapolar por lá pelo menos 6 meses do visto inicial dela que vence agora dia 28/01/2020. Que riscos ela corre ?…Ela deve voltar em Julho, antes do reagendamento do SEF…o que pode acontecer? Obrigado

  • Camila Lima

    Adorei a forma como responde.
    Tenho marcação no sef para a residência, que vai passar do dia da viagem que comprei contando em já estar tudo ok
    No dia da viagem já terei a minha carta de condução tuga, acha de boas passar com isso e a carta do sef? Vou pra Dublin.

  • Victor

    Olá, vim para Portugal com o visto de turista (90 dias) que se encerra no dia 14/01. Recebi um convite para desenvolver investigação/pesquisa em uma instituição durante um ano. Fiz o agendamento no SEF para tirar o visto de residência para abril, com isso surge a seguinte duvida: Eu poderia viajar dentro do Espaço schengen apenas com o comprovativo de agendamento?

  • Wanderlei Degani

    Olá estou em Portugal ha 2 anos e tenho agendamento marcado para 04/12/19 gostaria de saber se posso ir a Marrocos por um dia e retornar a Portugal sem problemas, tenho um filho que nasceu em Portugal em 2018. Tenho NIF, seg. Social, declaração de IR. Obrigado

  • Gabi Ventura

    Oi, Lucas!
    Tudo bem?

    Eu se fosse vc ficaria sossegado, até porque o problema é do SEF que não tem pessoal para lidar com tantas marcações.
    Se vc estiver inseguro, faz assim: pede ao SEF um comprovativo de agendamento e se eles não responderem por email você vai até a unidade mais perto e diz que precisa desse comprovativo para fins pessoais (nem entra em detalhes) com data de emissão. Guarda esse papel com você.
    Se por qualquer razão eles tentarem colocar empecilhos quando vc for renovar, aí vc tira esse papel da manga e diz que não foi culpa sua.
    Eu nunca posso afirmar com 100% de certeza, mas pelas experiências desagradáveis que tive por lá, diria que é sempre bom se resguardar. 🙂 Espero ter te ajudado, Lucas!

  • Gonçalo Barros

    Olá. Uma amiga minha hoje ao sair de portugal com o visto de permanencia caducado foi lhe pedido para pagar uma multa de 500€ e lhe disseram que estaria impedida de entrar na europa nos proximos 3 anos. A multa foi perdoada mas ficou registado no passaporte.
    Qual a solução para ela voltar a entrar na europa antes de esses 3 anos?
    Novo passaporte? Comprovativo de morada na europa? Contrato de trabalho? Algum tipo de multa qe se possa pagar para voltar a ter autorização?

  • Lucas Barcellos

    Olá!
    Gostei do seu blog e estou apreensivo com uma situação de visto em Portugal.

    Sou brasileiro, vim para trabalhar de Nadador Salvador. Já tenho NIF, conta bancária, telemóvel, número de segurança social e comprovativo de morada.

    Cheguei em 09/06/19 em Portugal, com visto de estada temporária (trabalho) de 120 dias. No dia 06/10/19 acabou a contagem dos dias. A validade do visto, no entanto, conforme consta no passaporte, é até maio de 2020.

    Acontece que comecei a cursar mestrado na Universidade de Lisboa. Para tal precisarei renovar o visto, solicitando residência (pois o curso dura 2 anos)

    Andei lendo que após findado o prazo do visto, o SEF dá 30 dias para regularizar, e caso a pessoa solicite renovação após estes 30 dias, indeferem os pedidos.

    Pelo que calculei, levando em conta essa informação, eu precisaria renovar no máximo até dia 5 de novembro de 2019.

    No entanto, consegui agendamento no SEF apenas para 09/12/19.

    Posso ter problemas com o deferimento do visto? Poderia me apontar algumas soluções para eu conseguir esse visto de residência?

  • Gi

    Jordana, td bem? Estou em Portugal desde janeiro e tenho uma viagem pra Roma em outubro. Eu já estou na terceira marcação no SEF, você acha que levando todos os comprovantes eu tenho problemas em entrar ou sair?

  • Gi

    Jordana, tudo bem?? Eu estou com agendamento no sef, já fiz 2 agendamentos e este é o terceiro, estou em Portugal desde janeiro e tenho uma viagem pra Roma em outubro. Você acha que levando todos os agendamentos eu terei problemas em entrar ou sair?

  • Welinton

    Meu visto venceu hj e daqui a 3 dias vou para a ilha da Madeira, posso ir sem medo,eu sou turista ,meu visto e de turista,vou para lá a trabalho, pfv mim ajudar, obg

  • cristina fellini

    Estando Ilegal, poderia ir da França a Espanha de trem, teria que fazer imigração no trem, ou pediriam passaporte? Estaria correndo esse risco em transitar de um país para o outro?

  • Sofia Cabral

    Olá sou estudante do mestrado aqui em Lisboa o meu problema é o seguinte:o meu cartão de residência caducou em abril de 2018,mas antes já tinha feito a marcação na sef e só encontrei vaga para junho de 2018 porém cheguei depois dos 30 min de tolerância e não me atenderam e fizeram me logo uma nova marcação para somente em novembro de 2018 porém nesta altura ainda não tinha me matriculado como interna porque ainda o meu certificado não estava pronto pois antes estava como aluna externa .Fiz uma nova marcação porém só encontrei vaga agora para julho.A minha pergunta é já se passaram 1 ano que o meu cartão de residência já caducou porém a culpa não me é imputável é mesmo as demoras das marcações na Sef tens esperar praticamente 7 meses para lá ir ,podem não renovar o meu cartão?Obrigado,se alguém já passou por uma situação idêntica comente pf

  • Gabi Ventura

    Oi, Lilian

    Pode ser que tenha problema na entrada em Roma, mas não na volta para Portugal.
    Se você for para Roma acompanhada do portador da residência pode ser mais fácil…

  • Lilian

    Olá, tenho uma dúvida. Moro em Portugal e estou somente com o agendamento no SEF para fazer reagrupamento familiar, tenho comprovante de morada em meu nome, mas não o cartão residente, pois esse só sairá quando eu der entrada no SEF, meu visto de turista venceu em março e tenho uma viagem já comprada para Roma no final de maio. Terei problemas em ir com o visto de turista vencido, mas com contrato de residência em meu nome e comprovante do agendamento no SEF?

  • Albertina

    Olá bom dia
    Estou com uma situação muito crítica

    Eu sou Angolana
    Um dos meus familiares mim convidou pra viver em França eu aceitei
    Vim com visto chenguen
    Vim pelo Portugal

    Agora até até aqui não consigo documentos na França não tenho como estudar também

    Agora cheio melhor voltar pra Portugal
    Pra voltar pra Angola
    Só que agora o meu visto já terminou
    Será que tenho como sair da França ?

    Se alguém tiver algum conhecimento
    Agradeceria que mim ajudasse
    Como é que tenho que sair em Paris para Portugal
    Pra mim poder voltar em Angola.

  • Maria

    Boa tarde. Meu namorado é brasileiro e vive em Portugal desde 2014 (tem cartao de residente). Este cartão caducou em Janeiro de 2019 e ele só tem agendamento em abril (recebeu email com dia e hora do agendamento).
    Entretanto ele viajou para brasil dia 1 de março e vem dia 15, antes do agendamento. Acha que ele com os documentos em como trabalha, passaporte, agendamento SEF consegue entrar? Ele vai ter escala em Madrid para entrar em Portugal depois.

    Obrigado 🙂

  • Mariana

    Olá, obrigada pelos esclarecimentos! Por gentileza, tenho uma dúvida…
    Vou prorrogar o meu visto de turista por mais 90 dias, minha marcação é em Janeiro.
    Quando for prorrogado o visto de turista (+90 dias)posso viajar no espaço Schengen?

    Grata.

  • Igor

    Olá, boa noite, tudo bem? Me chamo Igor, estou na Irlanda farão 3 meses dia 05 de Janeiro, me deram permanência no país só de 10 dias, ou seja, estou ilegal a quase dois meses, quero ir para Norwich(Inglaterra), posso comprar a passagem e ir ou terei problemas com relação a imitações e ao meu visto estar vencido???

  • Fátima

    Bom dia , sai de Mozambique .
    Preciso de ajuda e muito urgente, tenho um visto de Portugal de 1 mês qui início no dia 8 de dezembro até dia 6 de janeiro.
    Tenho 2 perguntas:
    A primeira pergunta é será possível de pedir outro visto caso vencer o visto sem viajar?
    A segunda pergunta: será possível de viajar no dia 2 de janeiro enquanto o visto acaba no dia 6?
    Tenho medo de perder perder o visto e não conseguir outro, e também meu filho quer passar as festas comigo.
    Oque faço?

  • Vera

    Parabéns pelas informações, gostaria de uma pergunta por favor,
    Estou em Portugal a mais de 7 meses, dei entranda no sef de manifestação de interesse, estou agendada para abril, gostaria de passar uma semana na Espanha, terei que pegar o ferry , que problemas posso ter? Se me pegarem iram deixar eu voltar a Portugal? Tenho contrato de trabalho em

  • janaina

    Olá, boa noite!
    Em primeiro lugar parabéns mesmo, pois ajudam muitas pessoas!
    Então se puder me ajudar, meu visto de turista acaba de vencer em Portugal, a questão é que; meu noivo mora em Londres, e eu gostaria de ir pra lá? Consigo sair de Portugal e ir pra Londres com o visto de turista vencido?
    Outra dúvida, ele tem uma proposta de trabalho na Bélgica, se eu fosse pra lá conseguiria entrar com o visto vencido, e depois der casar poderíamos aplicar lá mesmo para meu visto? Pois ele tem passaporte Europeu.
    Desde já muito obrigada.

  • Bruno

    Olá! Obrigado pelo post!
    Tenho uma situação parecida. Eu vim para Portugal, como turista, encontrei trabalho, porém casei-me com um cidadão da união europeia. Tenho uma marcação para concessão do cartão de residência de familiar e temos uma viagem marcada para os EUA, com voo direto saindo de Lisboa. O meu medo é do cartão não chegar a tempo da data da viagem, visto que os processos estão a demorar bastante. Será que haveria algum problema para entrar e sair de Portugal com o papel que o SEF dá, referente a requisição do cartão? Visto que também sou casado com cidadão da união europeia?

    Muito obrigado desde já!!

  • Ronaldo

    Hola..estou 10 meses ilegal aqui na espanha..dei entrada no pedido de residencia e esta en tramite..estou estudando.tenho empadronsmento..cartao de saude daquu..gostaria de saber se saio da europa por portugal ate marrocos e depois volto a lisboa pelo aeroporto.sera q vou levar slguma multa? Sera q posso mostrar q moro na espanha e q estou renovando o visto..queria ficar legal novamente p viajar tranquilo.obrigado

  • Juh Barbosa

    Boa tarde, eu li tudo que colocou nesse post, mas ainda tenho dúvida. Meu marido está com a autorização de residência, e eu estou com o agendamento de reagrupamento familiar para março, entanto queríamos ir na França em janeiro, é possível eu entrar na França somente com o agendamento?

  • Stephanie

    Grazadeus achei aqui kkk Tudo sempre respondidinho certo. Meu caso era o mesmo que esse tantão já respondido. Visto de Estudante vencido e querendo prolongar a estadia para viajar pela Europa. 90 + 90 dias para permanecer, não é isso?

  • Leonardo Radin

    Bom dia, estou em Portugal com visto de turista, mas já tenho o agendamento do sef marcado para Fevereiro. Queria viajar para Londres e para Paris final do ano, queria saber se isso é possível e se preciso de alguns papéis para isso? Agradeço se conseguir me ajudar

  • Dani

    Bom dia estou em paris e tenho residência na espanha porque sou casada com espanhol . Mas minha residência tem 3 anos vencida . Estou indo a london por 4 dias de trem e tenho tbm uma passagem comprada para voltar ao brasil em 10 dias e meu voo sai da França . Você acha que vou ter problema com a imigração em london . Qual a melhor forma de ir a london ? Trem ou ônibus ?

  • Maura Luci

    Olá Lorena
    Estou com dúvidas!
    Cheguei em Portugal 17/05/18 vindo de Corunha-Espanha de ônibus.
    Entrei com manifestação de interesses residência no SEF no dia 09/11/18 e aguardo marcação. Não ultrapassei os 120 dias .
    Minha filha e neta moram em Corunha. Minha pergunta:
    Poderei ir passar o Natal com elas sem problemas?
    Vou e volto de ônibus.
    Aguardo ansiosa a resposta!

  • Priscila

    Olá! Cheguei em Portugal em Agosto meu esposo está com Visto de estudo e eu entrei no reagrupamento familiar. No final do ano vamos ficar 7 Dias em Dubai.
    Nosso SEF só será em jan ( dele) e fev ( o meu), estou realmente preocupada de não conseguir entrar em Portugal na volta devido o visto dele e ja ter vencido e eu ainda com carimbo de turista. Sabe me dizer algo sobre?

  • Olá boa noite!!
    Estou se viagem para Paris com escala em Lisboa, minha viagem será março/2019 de 26 dias, mais gostaria de saber se ultrapassar esse pedido terei problemas de casar em Portugal com meu visto vencido, pois meu noivo é português e só poderá vi ao Porto em Agosto/2019, posso casar com o visto vencido e estando ilegal?? Aguardo sua resposta

  • Elaine

    Boa noite, hoje 09/11/18 fui ao SEF pedir minha primeira Autorizacao de Residencia, cheguei em Portugal em junho, como turista, mas com meu marido e filhos ja cidadaos portugueses. Fiz o agendamento ainda em julho, mas hoje faltou um documento e precisei ser reagendada somente para fevereiro. Entao estou apenas com o papel de marcacao do SEF. Tenho uma viagem de carro para Espanha em dezembro, para passar o Reveillon… Sabem se posso ter problemas se formos parados na estrada por qq razao? Mesmo meu marido conduzindo? Ao questionar a atendente no SEF, ela ficou meio sem saber me informacao, apenas disse que seria por minha conta e risco…

  • Boa noite jordana .Desculpas a demora..quando sai do brasil que fiz escala em portugal .onde tive o carinbo passaporte .ai depois fui pra Londres ai fiquei 6 meses e quinze dias .ai sai de londres para França .eurtunel de ônibus .nso caribaram meu passaport na saida so escanearam ns saida.ai passei pela França. esoanja ate Portugal ser passar por nenhuma imigração. a minha duvida sao duas.estou em portugal .quero voltar pra Londres.?
    sera nso bou ser barrrado na imigração por ter passado 15 dias alem do dos seis meses .do visto fe turista ? .aguardo respostas por favor por mais muito obrigado pela ajuda Abraços

  • Lorena

    Ele conseguiu mesmo viajar com o visto de estudante vencido?
    Teve o passaporte carimbado como turista? Como foi? é recente ou ja tem muito tempo?

    Estou querendo passar esses 19 dias a mais aqui pro aniversário e também pra resolver problemas de conta de banco e tudo mais. Afinal, meu ultimo salário será pago agora em agosto.

    Acredito que nao vou ter problemas pra sair da França, ate porque meu voo vai direito pro Brasil. Meu medo eh de ter problemas para voltar depois. Porque pretendo voltar como estudante em dezembro e nao sei como o consulado vai olhar para os carimbos de entrada e saida.

    Muito Obrigada! Sua resposta já me deixou mais tranquila rs.

  • venturagabs

    Oi, Tassiane!

    Olha, eu tenho uma amiga que fez um mochilão de avião com a cartinha do serviço de estrangeiros de Portugal (pelo mesmo motivo q vc).
    Não aconteceu nada com ela e foi tudo muito tranquilo. Se você ainda não usou o seu período como turista (90 dias prorrogáveis por mais 90), então estará coberta por esse período durante a viagem e pode alegar isso.

    Na prática, funciona assim:
    Quando você está com o visto de estudante, seu período de permanência é contado pelo que é permitido no visto, certo? E se você é estudante, dá pra ser turista ao mesmo tempo? Não, né? Então… depois que acaba o seu visto de estudante ou nesse intervalo da renovação, você pode usufruir de 90 dias (prorrogáveis por mais 90) como turista a cada ano.

    Deu pra entender? hahaha é confuso, mas usa isso como defesa se tiver qqr problema e tira essa dúvida na prefeitura se tiver a oportunidade. 😉

    Um abraço!

  • venturagabs

    Oi, Lorena

    Segundo o meu irmão, sim.

    A regra é a seguinte:

    Todo ano, você tem 90 dias para usufruir como turista, prorrogáveis por mais 90 se fizer o pedido.
    Só que, se você vai com um visto, então não está usufruindo do seu período como turista, e sim como estudante/estagiária etc e fica com esse saldo de 90 dias pra usar depois de vencer o visto.

    Se você tiver dúvidas, dê uma passada em um serviço de estrangeiros na França para perguntar isso, mas o meu irmão morou aí e disse que tudo bem 🙂

  • Lorena

    Bom dia,

    Estou na Franca com visto de estudante estagiario. Ele vai vencer e gostaria de ficar mais 19 dias para ficar para o aniversario do meu namorado.
    Queria saber se vale a regra que voce citou acima para o caso de visto estudante. No caso, se posso ficar 90 dias como turista apos o vencimento do meu visto.

  • Tassiane

    Oiiii!!! Nossa amei esse blog.
    Guria, ME AJUDA PQ TO DESESPERADA.
    Seguinte:
    To na França com visto de estudante, aquele que posso renovar daqui mesmo sem precisar voltar pro brasil.
    Meu visto vence dia 11 de agosto. Vou marcar a renovação dele pra proxima data que a prefeitura tiver, que no caso é só em outubro ou novembro.
    Até lá, eles vao me dar uma carta atestando que estou com a renovação marcada, que supostamente me legaliza na frança mesmo que o visto vencido.
    MAS, me falaram (pessoal da prefeitura) que nao posso sair da frança durante esse periodo.
    MASS, meus pais estao vindo do brasil me visitar dia 9 de novembro e quero viajar com eles de carro por 10 dias pra BELGICA HOLANDA ALEMANHA E LUXEMBURGO!

    O que fazer? Vou e me arrisco?

  • venturagabs

    Oi, Isabela

    Meu irmão fez mestrado na França, ele também tinha o visto e, depois do fim do mestrado, ficou mais 90 dias viajando. Ele foi inclusive para a África, Ásia e voltou sem problemas na entrada, mas o passaporte foi carimbado como turista, já que seu visto de estudante tinha expirado.

    Funciona assim: uma vez que seu visto de estudante vence, você começa a usar o seu período de turista e pode viajar dentro desse período de 90 dias (prorrogáveis por mais 90) desde que, dentro de um ano, seu período como turista não ultrapasse 180 dias.

  • venturagabs

    Oi, José!

    É assim: se a sua saída for por Lisboa, eles aceitam sua carta do SEF e não vão te cobrar nada. Porém, se for por outro país, é uma questão de sorte. No meu caso, como a escala era apertada, o funcionário da imigração em Madri abriu meu passaporte em qualquer página e carimbou a saída sem cerimônia (UFA!).

    É bem provável que nada aconteça. Um funcionário da imigração portuguesa me disse, quando eu estava indo embora de Portugal, que eles não querem saber sua data de entrada quando você está de saída, mas podem implicar quando vc voltar.

    Eu só te aconselho que você guarde essa cartinha do SEF dentro do seu passaporte para viagens futuras e que, nos próximos anos, dê preferência por voos do Brasil para Portugal, onde poderá explicar essa situação e ser bem compreendido pelos funcionários da imigração.

    Espero ter te ajudado 🙂

    Um abraço!

  • venturagabs

    Oi, Lorena
    Tudo bom?

    Então, Portugal vai aceitar essa papelada da AR como comprovativo de que vocês estão lá, mas os outros países não são obrigados a aceitar. Não saberia te responder se vai haver problemas. Em Portugal é muito provável que nada aconteça porque eu mesma já viajei e só informei da minha marcação para o oficial da imigração, que me deixou entrar, na volta de Londres. Se você conseguir entrar em Londres, então você e sua família ganharão mais 3 meses de legalidade no espaço Schengen, e aí não teriam problemas em Roma porque estariam todos legais.

    Porém, em Londres, dependendo do funcionário da imigração, eles podem implicar com você. Eu recomendo que você vá ao SEF sem marcação mesmo para conversar com um funcionário e tirar essa informação a limpo. Eu mesma fiz isso quando viajei para Londres e só assim consegui viajar com calma. Pode falar com os funcionários que distribuem as senhas e explica que tem uma dúvida e não pode esperar sua marcação porque é só esclarecendo essa dúvida que poderá viajar com a sua família. Não deixe eles te dispensarem, diz que precisa falar com um funcionário, senão eles vão te dar informação pela metade, ok? Depois conte aqui como foi 🙂

    Espero ter ajudado!

    Um abraço!

  • venturagabs

    Oi, Ivania!
    Tudo bem?

    Acho que você não vai ter problemas. O carimbo que eles dão em Londres não é um visto, mas sim uma autorização de entrada e permanência como turista por até 6 meses dentro do período de 1 ano. Você respeitou o prazo na primeira viagem e já tem volta marcada nessa segunda, então não tem motivo para se preocupar. Eles só vão conferir isso e não têm motivo para implicar com você.

    Fica tranquila e viaja em paz!

    Um abraço!

  • venturagabs

    Oi, Luciane!

    Comigo aconteceu mais ou menos a mesma coisa:
    Fui, conheci meu namorado português, ultrapassei 6 meses o meu período em Lisboa e não compareci nas marcações do SEF pporque tinha começado a trabalhar e perdi o direito à renovação do visto de turista. Bom, voltei ao Brasil sem problemas, meu namorado veio comigo e vive aqui há 2 anos. Regularizamos a situação dele com uma união estável, agora ele tem o RNE. Ele volta a Portugal semana que vem e eu só volto em dezembro.

    O que me aconselharam na volta é a levar todos os documentos que provem que estamos juntos, já que vou sem ele em dezembro. Alguns desses documentos são:
    – Carta-convite do seu noivo constando o grau de parentesco (noivos), o número do BI dele, passaporte, endereço, telefone e todos os docs que possam te ajudar – inclui cópias simples de documentos dele também;
    – Comprovante de que deu entrada no processo de casamento em Portugal (se tiver feito isso);
    – Comprovante de residência seu em Portugal, se tiver;
    – Vá ao SEF e peça umaa cartinha comprovando que tem marcação em setembro (guarda ela dentro do seu passaporte).

    O ideal é que você compre o seu voo de volta do Brasil direto para Portugal, já que os oficiais da imigração não são obrigados a aceitar documentos portugueses, e os portugueses são mais compreensivos nesses casos porque já sabem que o SEF é lento.
    Acho que isso tudo vai resolver seu problema. E vai tranquila 🙂

    Boa sorte!

  • venturagabs

    Oi, Geciella!
    Tudo bem?

    Tenho algumas dicas para te ajudar a adiantar as coisas com o SEF:

    1. Se você for ao SEF com um advogado, não é preciso aguardar meses pela sua marcação e isso adianta muito seus papéis e te tira a pressão de não poder perder o contrato de trabalho enquanto aguarda a entrega dos papéis.
    2. Vá até a casa do Brasil de Lisboa, que fica no Bairro Alto, e peça auxílio para as advogadas de lá. Elas são especializadas nesses casos e pode ser até que não cobrem de você para ajudá-la a resolver esse problema. Do ponto de vista dos Direitos Humanos, a situação dos seus filhos é grave e não pode acontecer.

    A autorização de residência vai demorar cerca de 3 meses, e nesse tempo eu aconselho que você fique em Portugal esperando. Depois de recebê-la você vai para a Turquia sem problemas e consegue resolver a questão dos seus filhos. Resumindo, é melhor agora você ir até a Casa do Brasil pedir que uma das advogadas de lá te acompanhe no SEF ou pagar um advogado particular para não precisar esperar tanto tempo.

    Um abraço e desculpa pela demora na resposta!

  • venturagabs

    Oi, Gabriela!

    Desculpa pela demora para responder os comentários, foi uma correria imensa no trabalho mês passado e não tive tempo de abrir o blog.
    Você já deve ter viajado, né? Como foi? Acredito que o papel da extranjería sirva para a volta a Espanha, mas nos outros países o trânsito não é garantido e depende da boa vontade dos oficiais. Porém, se for para a Inglaterra você consegue estender seu período em mais 90 dias.

    Bom, mais uma vez, desculpa pela demora. Conta pra gente como foi.

    Um abraço!

  • venturagabs

    Oi, Tatiana

    Milhões de desculpas pelo atraso na resposta, simplesmente não consegui conectar o blog nesse último mês.
    Talvez você já tenha voltado a Angola. Como foi?

    Com a marcação no SEF, a culpa passa a não ser sua: se tivesse horário disponível, você não teria que passar por isso. O mesmo aconteceu comigo em 2015 e os oficiais da imigração não implicaram comigo porque mostrei a cartinha da marcação. Guarda essa cartinha contigo e apresenta na volta, acho que vai ser tudo bem.

    Mantenha-nos informadas e desculpa, de novo, pela demora.

    Um abraço!

  • José Augusto

    Boa noite,

    Estou com a seguinte dúvida: Meu visto de estada temporária venceu em março de 2018 e eu tinha agendamento no SEF para dia 4 de maio de 2018. Entretanto, eu tive problemas de saúde e tive que remarcar o agendamento. O problema é que só tinha agendamento no SEF para dezembro de 2018. Eu volto em definitivo para o Brasil em junho de 2018 e possuo as duas cartas de agendamento no SEF. Posso ter algum problema na hora de sair de Portugal? Alguma multa por exemplo?

  • Ivania

    Ivania
    May 20, 2018 at 5:21 pm
    Your comment is awaiting moderation.
    Olá!! Parabéns pelo post muito esclarecedor. Tenho uma pergunta espero que possa me ajudar. Eu fui para Londres pela primeira vez em novembro de 2017, fiquei 14 dias e retornei ao Brasil. Agora estou com passagem comprada para 1 de junho, porém meu visto de 6 meses venceu agora dia 15 maio. Estou com um pouco de medo de ter problemas pelo fato de meu visto ter acabado de vencer. Eu terei? Eu pego o novo visto lá na imigração novamente? Ou na embaixada aqui no Rio de Janeiro?
    Obs: Minha viagem e de 20 dias comprovado com passagem de retorno ao Brasil.

    Desde já agradeço!

  • Lorena

    Boa tarde! Gostaria de um esclarecimento, moro em Portugal com meu marido e filhos, meu marido pediu visto de estudante, já deu entrada e tudo só está aguardando chegar o cartão de residente, já marcamos o agrupamento familiar e temos uma viagem marcada para Julho para Londres, passar dois dias e de lá seguir p Roma, será que teremos problema, mesmo com o papel do SEF que estamos aguardando só o cartão de residente? Estamos 8 meses no Porto, temos moradia, comprovação de matrícula de todos, NIF, tudo. Será que teremos problema em entrar em Londres e depois partir p Roma?

  • Marcelo

    Boa noite amigo…
    Morei em Portugal por 2 anos e meio, tinha trabalho com contrato segurança social NIF tudo certinho…mais não tinha data de marcação do sef…
    Em novembro de 2017 sofri um acidente e operei 2 vezes…depois tive alta e contratei um advogado para tratar de receber a indenização e vim embora para o Brasil…
    Agora o tribunal está pedindo para eu voltar porque tenho que passar por uma perícia médica…
    Você acha que posso voltar sem ter problemas na imigração?
    Talvez levando os documentos da cirurgia e o pedido do tribunal pra passar na junta médica?
    Obrigado

  • Luciane

    Boa noite ,estou em Portugal e o meu visto de turista venceu ,os 180 dias ,e tenho uma Marcação no sef em setembro ,mas vou ter que ir ao Brasil antes disso ,a minha dúvida é vou poder entrar aqui novamente sem problemas pois sou noiva com um português e volto para casarmos. Desde já agradeço

  • Gecielia Lima

    Boa tarde , em primeiro quero parabenizar por esse trabalho lindo que vcs fazem
    Tenho dúvidas que me tira o sono.
    Estou morando em Lisboa a quase 3 anos e somente em fevereiro de 2017 consegui trabalho cm contrato e logo em seguida dei entrada na autorização de residência, entreguei os documentos necessários para fazer a manifestação de interesse e estou aguardando o contato do SEF pra agendar a visita. Enquanto isso ainda estou irregular e aguardando. Também tenho dois filhos quase na mesma situação que a minha um tem 19 anos e o outro 23 anos o meu filho de 19 anos ainda não conseguiu escola secundária por problemas burocráticos no Brasil desde que cheguei que luto pra resolver essa situação e o outro também tem situação quase igual só que o dele é ensino superior.
    Bom enquanto espero o SEF eu gostaria de perguntar se é possível ou posso fazer uma viajem rápida de 2 meses pra Izmir em Turquia. Pois meu marido é turco e morando lá e ele quer que eu vá visitá-lo, mas eu não sei se consigo por ter meu visto vencido e também não sei se posso embarcar mostrando a papelada que tenho quando fiz manifestação de interesse de residência.
    desde já agradeço os esclarecimentos ficarei grata .

  • gabriela

    Olá! Se puder me ajudar, agradeceria.
    Entrei com visto de turista na Espanha em Dezembro 2017. Venceu em Março, porem inicio de Abril me casei com meu namorado espanhol e no momento ja dei entrada nos papeis da extranjeria e estamos aguardando o resultado para aprovacao da tarjeta de familia de comunitario.
    Tenho ma viagem semana que vem – madrid – amsterdam, depois amsterdam – londres, londres – madrid.
    Aqui me falaram que posso sair e voltar da espanha, que só preciso apresentar que tenho um expediente em aberto (ainda nao tenho direito a carta de retorno porque o expediente não foi aprovado ainda). Porém, para a holanda eu estaria com o visto vencido de 90 dias, certo? Meu medo é marcarem o passaporte na saida para londres e me negarem a volta a zona schengen.

    Obrigada

  • Olá boa tarde.
    O blogue é mtoooo interessante.
    Parabéns 😊

    Tenho uma dúvida enorme

    Sou angolana, entrei em Portugal a 8/2/18 com 5 dias p o meu visto vencer. Vencia no caso a 13/02/18.
    Estou cá até agora.
    Pretendo regressar p Angola no dia 30 de abril.
    Tenho a marcação no SEF mas apenas p o dia 9/7/18
    Será que posso sair com o documento da marcação sem pagar multas. E talvez tenha dificuldades na próxima entrada?

    O meu maior medo é a saída pq tenho a nacionalidade a sair em pouco tempo.
    Desde já agradeço

  • venturagabs

    Oi, Motta

    Então, aqui vão suas respostas:

    1. Você passa pela imigração no país de saída do Espaço Schengen – ou seja, Roma;
    2. Quando entra em um país que seja fora do Espaço Schengen, você passa pela imigração de novo, então vai passar também na Turquia.

    Na Turquia acho que não vão te perguntar se você ultrapassou seu período em Portugal, o problema é em Roma. A verdade é que, teoricamente, podemos passar até 180 dias por ano dentro do Espaço Schengen. Os 90 primeiros dias são autorizados na sua entrada, com o carimbo. Os outros 90 vc tem que pedir para o país onde está, mas o SEF é conhecido por demorar DEMAIS nas marcações e acabar atrasando isso. Para todos os efeitos, você não está com o período vencido ainda.

    Tenta explicar que deu entrada no pedido de extensão do período de turista por mais 90 dias, mas como a marcação ficou para muito tarde acabou não fazendo – já deixa treinada essa explicação em inglês para o caso de te perguntarem. Já te aviso que vai ser difícil que não te encham o saco, mas essa desculpa pode te ajudar.

    Espero ter ajudado!

  • venturagabs

    Oi Rodrigo!
    TUdo bem?

    Me responde uma coisa: quando vc estudou na França, foi com o visto de estudante, certo?
    Se sim, você ainda tinha 90 dias para usufruir como turista depois que a sua autorização de residência acabou. Ou seja, se você ultrapassou esses 16 dias, na verdade eles entraram na sua autorização como turista, e você ainda tinha mais 74 dias para ficar por lá.

    Se for isso mesmo, vai despreocupado pq vc não fez nada de errado!

    Boa viagem!

  • Monara

    Boa tarde.
    Gostaria de esclarecer uma dúvida.
    Estou em Portugal há 5 meses, tenho NiF, comprovante de morada, conta em banco.. Mas estou ilegal, situação irregular em Portugal.
    Tenho que ir à Istambul, e vou fazendo conexão por Roma.

    Minha duvida é:
    1. Eu passo por alguma imigração?
    Em Lisboa na saida?
    Em Roma que é conexão?
    Em Istambul que é destino final?
    2. Qual documentação levar para ter menos problema?

  • Isabela

    Ola!!
    Por favor, onde vc encontrou essa informaçao? Estou meu visto de estudante tbm vence em julho, mas gostaria de ficar mais uns dias…porem, n gostaria de me “sujar” a toa…

  • Cleber

    Olá. Tudo bem ? Obrigado pela resposta ……
    Então, a Finlândia faz parte do Espaço Schengen sim, a imigração é no Schengen (França) com destino final Finlândia, também dentro do espaço…

  • Kelly Peres

    Olá fui para Portugal com meu marido, porém ouve um desentendimento e resolvi voltar para o Brasil só que passei 32 dias se não me engano do período de turismo. A dúvida é quero voltar para Portugal pois reatei com meu marido ele já possui o título de residência. Consigo entrar em Portugal novamente ou preciso tirar outro passaporte ou algo do tipo?
    Obs. Fui barrada na imigração por conta de ter vencido o período de turismo, segundo o atendente ele teria colocado meu nome do sistema como não posso entrar mais no País. Consigo entrar novamente ou nao?

  • Rodrigo

    Oi, muito legal suas dicas. To com uma situação que tá me deixando encucado. Estudei na França durante um ano, mas devido a atividades na faculdade e ao meu voo eu sai da França para o Brasil ( com escala em Amsterdã) com meu visto vencido por 16 dias. Na imigração não falaram nada e nem carimbaram nada. Isso foi em 2014, agora to querendo ir a passeio na França novamente e to com medo de ser barrado. Será que pode acontecer? Obrigado

  • Paulo S.

    Ola,

    Muito bom o seu blog.

    Estou com uma duvida também,

    Vim visitar minha namorada no pais dela, Estonia, e decidimos ir para Portugal tentar a vida la.
    Chegamos em Porto em outubro do ano passado, eu como turista, ela como cidadã europeia. Depois de 2 meses ela conseguiu um trabalho em Lisboa, e eu tive um acidente e tive uma lesão no ombro, no qual comecei o tratamento conservador em Porto (estava com visita marcada no SEF de porto no dia 17 de fevereiro para prorrogação do visto de turista) . Em janeiro nos mudamos para Lisboa para que ela começasse o novo trabalho dela, e eu fui submetido a uma operação no ombro em 8 de fevereiro, liguei para o SEF e informei minha situação, que tinha marcado em fevereiro mas nao poderia comparecer em Porto pois tinha recém operado e sem condições de viajar, Informei também que fiz uma operação medica e que gostaria de tratar aqui por todo o período pois gostei do medico e comecei o tratamento com ele (tratamento medico com duração de 6 meses) e como resposta o SEF me marcou para dia 2 de outubro. Porem estou com receio do que pode acontecer visto que preciso ir para o brasil, e tenho os 6 meses do tratamento começando em fevereiro (ate agosto). Minha namorada ficara aqui em Portugal e eu pretendo ir para o Brasil ficar 3 meses la para teoricamente renovação do visto de turista e eu poder voltar e ficar com minha namorada, pois estamos quase casando.

    Estou com duvidas do que fazer, devo esperar o sef em outubro, ou devo voltar para o brasil e encarar a imigracao com possibilidade de tomar um banimento por 5 anos o que acarretaria em problemas no meu relacionamento visto que dificultaria muito.

    Obrigado e parabens pelo seu trabalho.

    Paulo S.

  • Andre

    Boa tarde tenho uma dúvida morei por 10 meses em Portugal voltei pro Brasil depois de 1 ano e meio tô pra volta pra Portugal será q terei problema pra entra no país essa é minha dúvida

  • venturagabs

    Oi, Heloisa!

    Então, tudo vai depender do bom humor do funcionário da imigração.

    Podem acontecer duas coisas:

    1. Na saída, ele pode carimbar seu passaporte impedindo sua entrada no Espaço Schengen por um período X. Mesmo depois que você cumprir esse período, pode ser que tenha problemas para entrar na Europa pra sempre. É dificílimo isso acontecer, principalmente quando está indo embora, né? Mas é bom pensar nessa hipótese e evitar pegar um voo com escala – é mais fácil explicar que estava tratando da AR pra um oficial da imigração português do que pra um espanhol.

    2. Quando você retornar, depois de um ano, eles podem querer conferir todos os carimbos do seu passaporte e perceber que você passou do prazo. Também é raro acontecer, muito raro – mas não é por isso que você deve deixar de viajar.

    Apesar de ter te mostrado duas situações ruins, não é isso que acontece na maioria dos casos. Se você for calma e sincera com os oficiais, eles não vão te encher o saco.

    Espero ter te ajudado.

    Um abraço!

  • venturagabs

    Oi, Moreira!

    Entendo sua angústia.

    Então, a culpa não é sua. A negligência por você não ter sua AR a tempo é de Portugal.
    Como orientei outras pessoas em comentários passados, eu sugiro que você apareça no SEF (de preferência o da António Augusto de Aguiar, se estiver em Lisboa), sem agendamento mesmo e peça uma carta com o protocolo, garantindo que você pode ir e voltar pro Brasil sem ser barrado.

    Teoricamente, se o seu voo for direto, você não vai ter problemas. Mas pede essa carta e não sai do SEF sem ela, senão um funcionário da imigração mais mal humorado pode te barrar. Se seu voo tiver escala, pede essa carta escrita também em inglês e deixa ela com um clipe dentro do seu passaporte.

    Mas não deixa de ir no SEF tirar essa dúvida, tá?

    Um abraço!

  • venturagabs

    Mauricio, tudo bem?

    Pode ficar tranquilo!
    Depois do visto de estudante vencer, você ainda tem 90 dias (prorrogáveis por mais 90 se fizer um pedido formal) dentro do período de 1 ano pra viajar como turista no Espaço Schengen.
    Aconteceu o mesmo com o meu irmão e ele viajou numa boa nesse período.

    Espero ter te ajudado!
    Um abraço!

  • venturagabs

    Oi, Helen!

    Pensei muito antes de responder sua pergunta e acho que encontrei uma solução. Não sei se vai dar certo, mas pode ser que sim.
    Que tal ir até a Polícia Federal no aeroporto mais próximo da sua casa para tirar essa dúvida? Como eles têm acesso ao seu passaporte, podem te dizer se há ou não alguma restrição associada a ele.

    Imagino seu desespero, até porque foi uma negligência de Portugal, e não sua, que causou esse transtorno. Você também pode entrar em contato com o Consulado de Portugal e ver reúne as condições para tirar o Visto Schengen de Curta Duração. Lembro que cheguei a ver que isso pode ser exigido se você tiver essa restrição.

    Se você não for elegível pra esse visto, outra alternativa é você entrar em contato com o serviço de imigração da Espanha, por telefone ou e-mail e perguntar isso. Se não souber falar espanhol oou se eles não te atenderem, liga no SEF mesmo e exige uma consulta, já que foi cagada deles. Tenta tudo isso e não se desespera.

    Espero ter te ajudado!
    Comenta aqui quando tiver respostas, quero saber e tentar te ajudar.

    Um abraço!

  • venturagabs

    Oi, Gabriel!

    Olha, quando precisei viajar e tinha marcação, eu fui ao SEF para tirar essas dúvidas, sem marcação mesmo.
    Se estiver em Lisboa, vá ao SEF próximo à estação Parque, na Av. António Augusto de Aguiar – lá você diz que tem passagem marcada e que precisa de uma carta que oficialize seu agendamento para setembro. Leva uma cópia da sua passagem e diz que não sai de lá sem isso, porque precisa da garantia de ir e voltar do seu país sem ser barrado.

    Se te disserem que não podem oferecer, insista e diga que conhece pessoas que já foram barradas por isso, e que é um direito seu ter um protocolo de agendamento. Fiz isso quando precisei viajar, eles me atenderam sem marcação, tiraram minhas dúvidas e forneceram essa carta. Se tiver escalas em outros países, na ida ou na volta, peça uma carta também em inglês.

    Espero ter te ajudado – e volte aqui para contar para a gente se deu tudo certo, até para partilhar conhecimento com os demais colegas aqui do blog.

    Um abraço!

  • venturagabs

    Oi, Cleber!

    Que história legal e que bom que os oficiais das imigrações foram legais com você.
    Bom, você já está no Brasil, certo?
    Tem o comentário de uma pessoa aqui que disse que recebeu um carimbo na Espanha dizendo que não poderia entrar na UE por cinco anos. Acho que é até um carimbo diferente com assinatura do funcionário. Comigo, aconteceu igualzinho foi com vc: na imigração em Lisboa me fizeram a mesma pergunta, respondi com sinceridade e ele carimbou meu passaporte. Não acredito que tenha problemas com isso.

    No mais, eu acho que não terá problemas, até porque seu voo só faz uma escala em Paris e você não sairá do aeroporto, né? Então, quando o funcionário da imigração te perguntar o que você vai fazer na França, diz que está indo pra Finlândia visitar sua namorada, mostra a passagem de ida e volta e a carta convite. Até porque, é fora do espaço Schengen.

    Se eu fosse você, tentaria adiantar isso e ir até o aeroporto mais próximo da sua casa tentar falar com a Polícia Federal. Nunca fiz isso, e pode ser até que não te atendam, mas se te atenderem eles talvez possam te passar essa informação.

    Espero ter te ajudado!

    Um abraço!

  • Cleber

    Olá, tudo bem? Vi seu site e achei bastante esclarecedor. Gostaria se pudesse tirar uma dúvida que tenho, baseado nas suas experiências e na de outras pessoas que sem dúvida vc conhece tb!

    Morei quase 2 anos em Portugal – Outubro 2014/Agosto 2016.
    Nunca tive problemas nenhum, nem carta pedindo pra ir embora, nem fiscalização do SEF, nada nada nada. Nesses dois anos trabalhei, tirei NIF, tenho cadastro na segurança social, contribuí por seis meses, tudo certinho.

    Porém, mesmo reunindo todos os requisitos pra pedir a residência, não a pedi, pois invariavelmente eu teria que voltar ao Brasil em Agosto de 2016 pra terminar meus estudos (tenho bolsa integral aqui). Não pedi porque você sabe que a primeira residência após 60 dias longe da UE, perde-se. Nesses 2 anos viajei pela Europa toda, nunca tive problemas em vôos Schengen, fui até pra Noruega, que já não é mais UE. Enfim … corri riscos, mas deu tudo certo.

    Quando fui voltar, o oficial do SEF me perguntou. Onde está sua residência? Eu falei: não tenho. Ele disse você ficou 2 anos aqui e não tem? Contei a história para ele:
    _ Senhor, tenho cadastro na Segurança Social, contribuí os seis meses, está tudo aqui, ia pedir minha residência mesmo perdendo-a, porém as marcações do SEF estão muito lentas, a mais próxima seria pro fim do ano e eu tenho que voltar ao Brasil pela minha bolsa de estudos. Ele balançou a cabeça, sentiu sinceridade (na verdade era mesmo). E carimbou meu passaporte. AZUL. Sem recusa, sem problemas, não falou de multa, de tempo pra voltar, nada.

    Acontece que agora,em junho, pretendo ir a Finlândia, minha namorada é finlandesa. E tava com umedo da $@#$ de passar pela imigração em PT. Grande parte dos voos pra Finlandia fazem escalas em Lisboa. O que eu fiz ? Comprei um voo com escala em Paris, pra não correr risco em PT, mas .. será quee ficou registrado algo, mesmo ele não me dando nenhuma multa, não carimbando vermelho. O que fazer? Peço um passaporte novo? O meu logo vence mesmo … (1 ano)
    Acha que teria algum problema? Só lembrando que vou com carta convite da minha namorada, seguro saúde, tudo certinho, porque realmente agora só vou a turismo!

    Gostaria de pedir sua opinião, se puder me dedicar um tempinho.

  • Moreira

    Olá,

    Primeiramente, parabéns pela página e por ajudar tanta gente. A minha situação está me deixando encucado, especialmente porque não consegui obter resposta segura. Caso alguém tenha passado por isso, ou possa me ajudar, fico bastante grato.

    Estou cursando Mestrado aqui em Lisboa desde o final de outubro. Ocorre que meu Visto (residência art. 62) venceu no dia 23/02 e, acabei por não agendar o pedido de autorização de residência ou prorrogação de permanência nesse período. Agora em março, entrei em contato com o SEF e fiz o agendamento, que ficou para setembro.

    Ocorre que eu tenho passagem marcada para passar uma semana no Brasil, para realizar umas consultas médicas e, inclusive, adquirir uma medicação controlada que tomo.

    Nessa situação, haveria o risco de eu ser barrado na volta? O fato de o agendamento ter sido realizado após o vencimento do visto seria algum impedimento? Tenho emprego no Brasil (sou servidor público) e estou regularmente matriculado no mestrado.

    Agradeço imensamente quem puder me auxiliar.

  • Gbariel

    Eu sou estudante cabo verdiano residente em cabo verde!
    Meu visto expirou a 7/03/2018 e só tenho um agendamento para 7/09/2018, queria saber se nas ferias de verao , posso ir a cabo verde visitar a família e voltar sem ser barrado?

  • Guilherme

    Oi boa tarde gostei muito das dicas e das experiências meu caso estou morando em Portugal a um anos e vou voltar para o Brasil rever meus parentes mas o meu medo é na saída de Portugal carimbarem o meu passaporte e eu ficar proibido de voltar durante 5 anos como eu devo fazer desde já obrigado .

  • venturagabs

    Oi, Efrain!
    Tudo bem?

    Acho que, por via aérea, as fronteiras só não têm controle para cidadãos da União Europeia.
    Nós temos que passar por conferência de passaporte, sim.

    Eu te aconselho a ir no SEF (de preferência próximo à estação Parque, em Lisboa), perguntar o que você pode fazer. No meu caso, eu também tinha marcação e queria viajar. Fui lá e pedi uma garantia de poder ir e voltar sem transtornos. Eles me fizeram uma carta assinada por um funcionário, como se fosse um protocolo, explicando que tinha marcação para tratar de assuntos de visto no dia X.

    Como você vai pra Alemanha, acho que vale pedir que eles escrevam essa cartinha também em inglês (o funcionário fala inglês). Pede também aos seus parentes de lá uma carta convite, que deve ser escrita em inglês ou alemão, assinada por um dos seus parentes e escaneada. Nessa carta seus parentes devem colocar o nome, telefone e endereço, declarando que se responsabilizam pela sua estadia por lá. Leva junto o comprovante de compra da sua passagem de volta.

    Com esses documentos e com as dúvidas tiradas no SEF, acho que dificilmente vão te barrar na fronteira.

    Um abraço e boa sorte!

  • venturagabs

    Vanessa, quando eu tive um problema com marcações no SEF e queria viajar e voltar com a garantia de que não seria barrada, eu fui ao SEF da estação Parque, sem marcação, tirar dúvidas e perguntar como me garantiriam que poderia ir e voltar sem problemas. Eles fizeram uma carta assinada por um funcionário, dizendo que tinha marcação para tratar de assuntos de autorização de residência em junho.

    Faz isso também: aproveita e já tira essas dúvidas, principalmente se seu voo tiver escala na Europa, pq eles não são muito legais com imigrantes fora de Portugal. Nesse caso, talvez até seja o caso de pedir a eles uma cartinha escrita em inglês também.

    Espero ter te ajudado!
    Um abraço e bom passeio por aqui.

  • venturagabs

    Oi, Mauricio!

    Aconteceu o mesmo com o meu irmão. Pode ficar tranquilo: depois de expirar seu visto de estudante, você ainda pode usufruir do seu período como turista no Espaço Schengen (90 dias, prorrogáveis por mais 90).

    Espero ter te ajudado.

    Um abraço!

  • Heloisa

    Olá, estou mas de 1 ano em portugal, ilegal, pois tenho tentado tratar da AR e nao consegui ainda, entrei na europa por Madrid e não tenho visto de Portugal, mas recebi.uma.proposta p trabalhar na África. Terei algum problema em sair do país por 1 ano e depois retornar?

  • Vanessa

    Ola boa tarde me chamo vanessa estou em portugal a 1 ano …casei com meu namorado esse mes ate entao estou ilegal pois meu tempo de turista aqui venceu …minha marcacao no sef para dar entrada na minha residencia por agrupamento familiar esta marcada para agosto ..pois meu esposo tem residencia de 5 anos …preciso ir ao brasil em maio ….sera que posso ir e voltar sem ser barrada ? Sem alguma buroclacia

  • Helen de Freitas

    Olá! Por favor, me ajude! Estou indo embora neste momento da Europa, fiquei 7 meses em Portugal com visto de estudos. O mesmo venceu em 26/02/2018 e eu tinha agendado renovação no SEF para o dia 01/03/18. Não consegui juntar recursos suficientes para a renovação e só consegui passagem de volta para o Brasil para o dia 05/03, ou seja, deixo a Europa com meu visto de estudante vencido por 7 dias. Meu vôo fez escala em Madrid e na passagem pela imigração o agente me chamou atenção dizendo que eu estava ilegal na Europa e carimbou meu passaporte dizendo que eu ficaria 5 anos proibida de entrar em qualquer país europeu, e deu vários riscos no carimbo. Eu entrei em desespero e expliquei pra ele a minha situação de tentar renovar o visto, mostrei o comprovante de agendamento do SEF. Ele olhou o comprovante, disse que não conseguia entender porque estava em Português e tinha que estar escrito em espanhol, mas pegou meu passaporte novamente, carimbou outra vez mas não fez nenhum rabisco à caneta. Depois me liberou. Estou desesperada. Como faço pra saber se tenho alguma restrição em voltar a Europa?
    Obrigada!

  • Mauricio Vieira

    Boa noite, atualmente estou fazendo intercambio na Irlanda. Meu visto de estudante termina dia 3/8. Queria fazer uma eurotrip apos esse periodo pois minha passagem de Volta pro Brasil esta marcada pra 3/9 saindo da Irlanda.
    Terei problemas se fizer a trip e retornar pra Irlanda no dia de voltar pro Brasil? Pois meu visto de estudante ja vai ter espirado.

  • Efrain Santos da Silva

    Olá boa noite, ja estou em Portugal á 5 meses, aguardando a resposta do SEF para o meu pedido de residência de trabalho subordinado, como já se passaram cerca de 2 meses do vencimento do meu visto de turista, gostaria de saber se teria problemas fazer viagens dentro do espaço Schengen, fiquei sabendo que não há controle de fronteiras nos voos dentro do mesmo espaço, tenho parentes na Alemanha, e estou com medo de visita-los e haver problemas. desde já agradeço. abraço.

  • venturagabs

    Oi, Nicoly

    Quase sempre o SEF renova o visto quando ele já está vencido.
    Então, quando eu fiquei sem o meu visto e precisava viajar para a Inglaterra, o SEF me deu uma cartinha-protocolo informando que eu estava sem o visto e que eles estavam tratando da situação. Aproveita a ida até lá para tirar essa dúvida e vai sem medo. Uma vez um funcionário me disse que, se eu for bem-intencionada, ninguém vai me encher o saco. O mesmo se aplica pra vc 🙂

    um beijo!

  • venturagabs

    Oi, José

    Desculpe a demora: eu e a Jordana trabalhamos, então temos pouco tempo para responder os comentários.

    Deixa eu ver se entendi:
    Você chegou por Portugal e carimbaram seu passaporte lá. Aí você foi pra França e depois para a Inglaterra. Na volta da Inglaterra, chegou em Portugal e não carimbaram seu passaporte na entrada?

    A minha primeira pergunta é: quanto tempo você ficou na Inglaterra?

    Além disso, a regra é: em 360 dias, você pode passar no máximo 180 na Inglaterra. Ou seja, se quiser voltar para lá sem ser barrado, você precisa passar pelo menos a quantidade de dias que vc ficou lá, mas em outros países (como França, Espanha ou Portugal).

    Por exemplo:

    Vamos supor que você ficou 160 dias na Inglaterra. Você precisa então ficar 160 dias fora da Inglaterra pra poder voltar com segurança. Essa é a regra, mas nem sempre é o que acontece – às vezes eles pegam leve ou pesado demais na entrada. Quando saí da Inglaterra meu passaporte também não foi carimbado, só carimbaram na entrada em Portugal. O seu foi carimbado quando entrou de novo em Portugal?

    Me responde que vou tentando entender melhor e te ajudar.

    Um abraço!

  • Por favor alguém pode responder para José em me está espera a dias
    Obrigado

  • venturagabs

    Oi, Keren

    Isso depende. Por exemplo, se você não tiver um trabalho com contrato ou a matrícula em um curso superior, que são requisitos para o pedido de residência, então ficaria difícil regularizar sua situação por lá. Eu sugiro que vc tente primeiro se matricular num curso, que já te dá direito ao visto ou que já chegue procurando um trabalho com contrato. De qualquer outra forma que não seja trabalho, estudo ou casamento, é praticamente impossível se regularizar por lá.

    Portugal é desencanado com quem não está legalizado – o problema são os outros países. Você não poderia cruzar fronteiras na Europa de avião, por exemplo, então ficaria bem difícil viajar. Além disso, viajando de trem ou carro vc sempre corre o risco de ser parada (é difícil mas acontece).

    Dá para arriscar se você tiver muita coragem. Se quiser mesmo, vai ter que ficar um tempinho sem pensar em viajar ou voltar para o Brasil. Tenho uma amiga que demorou 3 anos até conseguir a residência e enquanto isso não podia vir para cá.

  • Keren

    Olá, estou com passagem marcada pra portugal como turista, minha passagem é pra ficar 10 dias mas pretendo ficar morando…. minha dúvida é em relação a eu ficar ilegal… eu ficando ilegal posso dar entrada em documentos pra me legalizar? Caso eu consiga os documentos e fique legal vou ter algum tipo de problema pra sair do país, pra conhecer outros países ou mesmo retornar ao Brasil à passeio? Aguardo uma resposta…bj.

  • Boa tarde .sai do Brasil a 8 meses e fiz escala em Portugal.passei pela imigração recebi o carinbo no passaport .e mesmo dia fui pra franca depois sai da França de ônibus a destino pra Londres.fiquei somente 16 ilegal .com visto turista e fui para sai de londres de ônibus.para franca depois .com destino a portugal a passeio .mas estôu querendo voltar pra Londres .só que na saída de Londres de ônibus.passei pela imigração.e não carinbarao meu passaport .sou passou o passaport pelo computador.será que possó voltar mesmo trajeto sentido a Londres novamente sem risco.? por favor aquardo contato.m.obrigado

  • Natalia

    Ola.. estou em portugal vim com visto de turista mas estou trabalhando tenho contrato de trabalho e fiz manifestação de interesse junto ao sef.. o unico comprovante q tenho eh a pagina do site com o número, ainda nao tenho agendamento feito.. minha dúvida é quero viajar mas meu visto venceu a uma semana, quais paises nao tem controle de fronteira pra nao pssar por imigração? Tenho medo da deportacao seria um pesadelo

  • venturagabs

    Oi Larissa!

    Pode sim. Sempre que o seu visto de estudante vencer, você tem até 90 dias como turista pra viajar pelo espaço Schengen à vontade, prorrogáveis por outros 90 dias – desde que o período como TURISTA não ultrapasse 180 no período de um ano.

    Espero ter te ajudado.

    Um abraço e bom passeio!

  • venturagabs

    Daniela, fica tranquilíssima!

    Quando eu estava voltando, já estava irregular em Portugal fazia 6 meses.
    Meu voo saía de Lisboa e fazia escala em Madri antes de vir pra SP. Sem saber de nada, fui direto no guichê de imigração de Lisboa explicar minha situação. O oficial perguntou por que ultrapassei o tempo e eu respondi “porque conheci meu namorado e resolvi ficar mais um pouco, não é justo eu pagar multa”. Ele riu, concordou e disse pra eu ficar tranquila, que não cobram multa nem dos brasileiros que ultrapassam 15 anos do período permitido. Além disso, também me explicou que passaria pela imigração só em Madri – e não em Portugal – e que eu poderia ficar tranquila porque eles não querem saber de quem está saindo de Portugal.

    Por isso, eu aconselho que você fique tranquila e se a sua imigração for em Lisboa, explica com calma. É normal passar do período e muita gente ultrapassa – acho difícil MESMO que eles te cobrem algo. Como o próprio oficial me disse, você não corre o risco de não embarcar porque o país não quer que você se mantenha como imigrante ilegal, até por isso isentam da multa.

    Espero ter ajudado! Fica calma, eu me desesperei por isso e não valeu nadinha a pena!

    Beijo!

  • Nicoly

    Oi, parabéns pelo Blog.
    Tenho uma dúvida
    Eu vou ao SEF renovar meu visto dia 29, sendo que ele vence dia 24. Porém tenho uma viagem marcada pro Brasil, pro dia 6 de fevereiro. Se meu titulo de residencia nao chegar eu posso viajar e voltar p o pais só com o comprovante de q dei entrada no titulo de residencia?
    Obrigada

  • Larissa

    Olá, estou fazendo intercâmbio acadêmico na França e meu visto so vale até primeiro de julho. Depois disso posso viajar como turista tendo a passagem de volta para o Brasil?

  • Daniela

    Boa tarde! Estou em Portugal desde 02/10/17, viajo agora dia 05/02 de volta para o Brasil. No caso meu visto de turista venceu e estou 32 dias ilegal no país… preciso saber se eu não pagar a multa dos dias que ultrapassei, se corro o risco de não embarcar.

  • Gei

    Oi tudo bem? Gostaria muito que voce me ajudasse. Estou morando em Malta, vim Como turista, meu visto venceu e só vou consegui retornar p o Brazil em Marco. Parem gostaria de Ir a suica nesse fds, sabe se passarei pelo controle de passaporte?

  • Luiz

    Olá,
    Parabéns pelo blog, eu tenho uma dúvida que esta me corroendo hahaha. Eu morei 4 anos em Portugal, tive visto. Tudo certo. Depois voltei a morar no Brasil. A dois anos voltei pra Portugal e acabei ficando mais de 3 meses sem renovar meu visto. Quando fiz imigração de saída por Madri, me perguntaram aonde estava meu visto e naquela correria de querer passar rápido pela imigração porque meu vôo estava saindo eu expliquei pro cara que estava somente a passeio, ele carimbou meu passaporte e eu fui. Como saber se posso ser barrado se eu for uma outra vez? Porque eu não tinha mais visto, porque o meu era de trabalho.

  • Wendy

    Olá ,estou a viver em Portugal a 11 meses , mas recebi uma proposta de trabalho para ir trabalhar na Suíça ,mas como meu visto já venceu ,dei a entrada no SEf mas esta a demorar muito ,gostaria de saber se posso sair de Portugal e entrar na Suíça .

  • venturagabs

    Oi, José!

    Tudo bem?
    Conversei com o meu irmão sobre isso porque ele é mais experiente em viagens.

    É o seguinte: mesmo que o seu visto da Inglaterra esteja vencido (provavelmente você tem um carimbo com autorização de 180 dias), a Inglaterra não faz parte do Espaço Schengen (aquele que reúne uns 27 países, incluindo Portugal e França). Assim, se você sair da Inglaterra e for pra França, você ainda terá o período de 90 dias para usufruir como turista na França, na Espanha, em Portugal, na Itália e em qualquer país que faça parte do acordo Schengen.

    Pra evitar qualquer problema, eu sugiro que você faça essa primeira travessia (Inglaterra – França) de ônibus, carro ou, em último caso, de trem. Se você for parado por um funcionário da imigração (as chances são pequenas), diz que está entrando como TURISTA no espaço Schengen – já que você tem 90 dias para passear por lá. Assim, as chances de alguém te questionar são bem menores.

    Depois de chegar na França, a ida até Portugal pode ser bem mais tranquila e pode até ir de avião – ninguém vai te questionar sobre o porquê de você ter ultrapassado o seu período na Inglaterra porque a maioria dos países da Europa não tem acordo de fronteiras com eles.

    Lembrando que essa é só uma sugestão e pode ou não funcionar para o seu caso. Também envolve sorte, é claro.
    Porém, eu mesma não tive problemas quando voltei da Inglaterra para Portugal e ganhei mais 90 dias de estadia no espaço Schengen.

    Um abraço e boa sorte!

  • Olá boa tarde .preciso de ajuda plisse. Estou em londres meu visto de turista venceu posso sair pela França e depois ir pra portugal ?

Post a Comment