Lisboa
16 Oct, Saturday
19° C
TOP

Sites para alugar quarto de estudante em Lisboa

Carta de aceite na mão, passagem marcada, visto aprovado, quarto alugado. Nem sempre as coisas acontecem nessa ordem. Às vezes o visto não chega a tempo, a carta demora e isso afeta o tempo disponível para alugar seu quarto de estudante.

Alugar quarto de estudante em Lisboa: a saga

Por outro lado, nem sempre as notícias têm que ser más, não é mesmo? Eu, por exemplo, aluguei o meu quarto faltando menos de um mês e meio para chegar em Lisboa e consegui um preço bom numa boa região. Se você está procurando sites para alugar quarto de estudante em Lisboa ou em Portugal, veio ao lugar certo!

 

Sites para alugar quarto de estudante em Lisboa

Já falamos aqui sobre onde morar em Lisboa e os preços médios de aluguel por região. Se ainda não leu, vale a pena conhecer cada pedacinho de onde você vai pisar nos próximos meses da sua vida! Até porque, isso vai te ajudar a saber onde fica cada bairro e se vale mais a pena morar perto da faculdade ou do lazer.

1. Uniplaces

A Uniplaces é um site em que a navegação é muito simples. Na home, é só selecionar a cidade e a próxima página já abre um mapa da cidade selecionada com todas as opções de quartos disponíveis. Depois, é só dar zoom com a rodinha do mouse para afunilar nos seus pontos de interesse.

Dá para filtrar os resultados por preço e definir mínimos e máximos ou simplesmente não usar o mapa e digitar direto o nome do bairro. Só preste atenção nesse detalhe: os primeiros quartos mostrados atenderão seu resultado. Depois, são mostrados outros quartos de estudante em Lisboa por proximidade. Ou seja, quanto mais para baixo você for na lista, mais distantes serão os resultados de acordo com o ponto selecionado.

  • Como funciona: caso se interesse por um quarto, você deve pagar a taxa de reserva que custa atualmente 70 euros e a caução do apartamento que ficará com o proprietário até o final do seu contrato utilizando cartão de crédito internacional. Assim que o proprietário (senhorio) te aprovar, você receberá um e-mail com os detalhes da reserva que poderá anexar aos documentos do seu pedido de visto para comprovar alojamento.
  • Vantagens: credibilidade, facilidade de pagamento via cartão de crédito, boa experiência de navegação no site e suporte técnico da equipe Uniplaces em casos de problemas na reserva. Depois de pegar as chaves, no entanto, o contato com a Uniplaces se encerra e se dará apenas entre você e o proprietário.
  • Desvantagens: eu não considerei o valor de 70 euros um absurdo, considerando que já tinha um quarto bonitinho me esperando quando cheguei lá. Mas, se você não pretende desembolsar esses 70 euros da reserva, há alternativas mais econômicas adiante.

2. Erasmusu

O Erasmusu já foi mais prático, agora deixa muito a desejar. O site não é bonito e a experiência não é muito bacana se comparado com o Uniplaces. Você pode visitar os quartos disponíveis, mas sem o auxílio do mapa ao lado dos anúncios. Para saber a localização exata dos quartos, você precisa entrar no link e rolar atééé lá embaixo, o que faz você perder certo tempo.

  • Como funciona: enquanto o Uniplaces ganha na reserva, o Erasmusu cobra planos (diários, semanais, mensais ou semestrais). Ou seja, você pode até acessar os anúncios, mas só pode entrar em contato com os anunciantes se assinar um plano deles – e nem por isso a sua reserva estará garantida. Como não assinei, também não sei se eles ainda cobram taxa de reserva (até julho deste ano eram 30 euros e dava para pagar no cartão de crédito).
  • Vantagens: pode ser que consiga encontrar quartos mais baratos que a média escondidos nesse site – mas eu só pagaria pelo plano se tivesse certeza de que não estava reservado.
  • Desvantagens: todas, não gostei do site. Quando eu usei, ainda era gratuito e entrei em contato com vários anunciantes que me informaram que o quarto já estava ocupado, embora o anúncio indicasse que estava livre.

 

3. Grupos do Facebook

Os grupos do Facebook para alugar quartos em Lisboa são MUITOS. São comunidades muito misturadas, principalmente de brasileiros e portugueses que procuram ou anunciam quartos. Arrendamento é a palavra portuguesa para aluguel – e o que você paga todo mês ao proprietário chama-se renda. Essas acomodações podem ou não ser para estudantes, por isso vale sempre a pena checar com o proprietário, já que esses canais muitas vezes não são exclusivos para estudantes.

Lista de grupos:

– Casas/Quartos para Arrendar até 200 euros em Lisboa!
– Casas/Quartos para Arrendar até 300 euros em Lisboa!
– Arrendamento Quartos e Casas em Lisboa
– Casas/Quartos para arrendar em Lisboa
– Casas e Quartos em LISBOA
– Aluguer de quartos em Lisboa

Além desses, existem outros grupos de residências estudantis e anunciantes particulares.

  • Vantagens: sem intermediários no processo, isenção de taxa de reserva e possibilidade de negociação do preço.
  • Desvantagens: como não há intermediários, também não há garantia de que a pessoa do outro lado está dizendo a verdade. O público não é exclusivo para estudantes.

Veja também: Onde morar em Lisboa: bairros e preços médios de aluguel

4. Idealista.pt

O Idealista é site especializado em aluguel de casas que recentemente entrou no mercado português e aposta também nos quartos de estudante em Lisboa. Na home, vá em Aluguer > Quartos > Lisboa. Depois o site irá abrir as opções de bairros disponíveis num mapa. Selecione os desejados para ver os anúncios.

Vantagens: não há intermediários no processo, o contato é feito diretamente com o anunciante do quarto.

Desvantagens: O único problema é a negociação do pagamento, já que o site disponibiliza apenas os anúncios. Por isso, alguns anunciantes só alugam para residentes na União Europeia, já que é mais fácil fazer transferências interbancárias.

A Gabi fez intercâmbio em Lisboa em 2015 e desde que voltou para o Brasil no ano seguinte, já começou a planejar a volta para Lisboa depois de se formar. Está de volta à capital portuguesa desde 2019. Desde que tudo deu errado com o seu visto, em 2015, resolveu ser mais criteriosa com a papelada e criou o blog para evitar que outros estudantes cometam os mesmos erros.

Comments (41)

  • Carolina L.

    Oii Gabi, tudo bem?
    Eu comentei em outro post mas não sei se você viu…
    Queria saber se você tem como me passar seu e-mail ou algum outro meio de contato para que eu possa tirar uma dúvida sobre meu visto para portugal, se não for incomodo pra você!! Adoro o blog, muitas informações ótimas.
    Beijos, aguardo seu retorno. 🙂

  • Ausarina

    Bom dia,

    Talvez serei o anjo salvador para alguns.!!!
    Tenho um apartamento em Lisboa aproximadamente Amadora com 5 quartos que gostaria de alugar a estudantes ou profissionais em breve. O Preço varia entre 350 a 400 com tudo incluído internet/ agua/luz/gas etc.. A estação de comboios fica a 5 minutos de casa , o metro Amadora Este 10 minutos e muito fácil de chegar ao centro de Lisboa. Tem supermercados, restaurantes, centro de saúde tudo a seu dispor.
    Se estiver interessado/a por favor envie o seu email.

    Obrigada pela atenção.

  • Boa noite, Flavio! tudo bem?
    Você pode acessar o https://www.uniplaces.com/ ou ainda sua filha pode morar na residência da universidade.
    Abraços

  • Flavio A. Mattos

    Olá, boa tarde. Gostei muito se suas dicas, minha filha vai estudar em Lisboa de 15/02 a 15/07, e gostaria de receber se possível o contato de onde você ficou. Desde já agradeço pela atenção. Cordiais saudações.

  • Karina

    Oi! Vou fazer intercâmbio em Portugal e seu site está me esclarecendo muitas dúvidas. Estou procurando apartamentos pela uniplaces mas os preços estão acima do que imaginei. Li em alguns lugares que talvez seja melhor inicialmente ficar em algum hostel e procurar apartamentos/quartos pessoalmente quando estiver lá, até para ter certeza de que é um lugar em que vou me adaptar. Acha que desse modo, e tratando direto com os proprietários, eu conseguiria preços mais em conta?

  • Patricia Correa

    Olá Caroline, estou ajudando minha filha a encontrar um apartamento em Lisboa. Gostei de suas dicas e gostaríamos de ter o contato do proprietário em São Sebastião da Pedreira. Obrigada

  • Raquel

    Oi!! Adorei o post! Poderia me enviar também, por gentileza, o contato do proprietário?
    Obrigada!!

  • Caroline

    Oi! Estou indo fazer mestrado em Portugal e gostaria de saber se poderia passar seu contato! Beijo e obrigada!

  • Cleo

    Bom dia! Você saberia me dizer se nos apartamentos que apenas aceitam mulheres, mas aceitam o pernoite, a pessoa que vai pernoitar só poderia ser mulher?
    Grata desde já!

  • Julio Oliveira Paiva

    Olá querido, tudo bem? Muito bacana as suas dicas, parabéns! Uma pergunta: sou casado e sem filhos ainda, pretendo trabalhar no Arroios e queria pedir a sua ajuda para alugar um ap ou casa mais barato. Quais bairros aconselha? Muito obrigado.

  • Ola!! Comecei a procurar um lugar para morar e adorei as dicas! Pode me passar o contato do proprietario de onde alugou? By the way, a foto do primeiro quarto é tao linda!! Foi la que vc ficou? =)

  • Jamili

    Oii , tudo bem? Muito bom seu blog, tem várias dicas boas! Estou de mudança para Portugal e estou atrás de um quarto para alugar de inicio, só estou aguardando a documentação da cidadania, com ela tem menos burocracia? Gostaria de uma indicação de fácil acesso até mesmo para empregos. Obrigada aguardo retorno

  • Barbara Murillo

    Oi, seu blog é demais!!! Estou me programando para ir para Portugal Lisboa no final do ano, voce poderia me passar o contato do moco que alugou o seu quarto? obrigada desde ja! abracos!

  • Juliana

    Bom dia! Por favor, pode compartilhar o contato da pessoa que aluga quartos?

  • Lisiane

    Olá,

    Adorei as suas dicas, mas continuo com dificuldades em encontrar um imóvel para alugar, poderia por gentileza, passar o contato do proprietário também??

    Muito obrigada

  • Daniel Colucci

    Olá, estou com sérias dificuldades para encontrar um quarto em Lisboa. Realmente a maioria dos senhorios alugam apenas para meninas e os poucos que encontrei que aceitam homens os anunciantes já haviam alugado mas não retirado os anúncios dos sites. Como você disse que a pessoa que lhe arrendou possui outros imóveis, gostaria de tentar um contato direto com ele para ver se consigo. Muito obrigado.

  • mila lima

    Ola. Meu irmao esta indo estudar em Lisboa agora. Tenho interesse no contato do seu conhecido. Obrigada

  • Boa noite, Givaldo! TUdo bem?
    Tenta pelo Uniplaces, segmentando por bairro. Boa sorte!

  • Boa noite, Natália! Tudo bem?
    Você encontra diversas opções segmentando por bairro no Uniplaces. Boa sorte!

  • Juliana

    Olá, boa tarde, procuro quarto em bairros próximos à IADE – Creative University, em Lisboa. Será que vc me passa o contato do proprietário do seu?
    Obrigada

  • givaldo

    Ola, parabens pela iniciativa, muito util, poderia me enviar o contato tambem? obrigado!

  • Natália

    Oi, adorei o site, muito boas as dicas! Poderia passar o contato desse senhor que aluga apartamento em são Sebastião da Pedreira?

  • Radiá Castro

    Olá, já imprime a sua postagem com as dicas de bairros, já olhei no uniplaces, mesmo assim, assim gostaria do contato do proprietário. muito obrigada pelas dicas, nos ajudaram muito. Feliz 2018!!!

  • Mylena

    Olá, tambem tenho interesse no contato =)

  • Tais

    Boa noite, gostaria do contato do proprietário por favor. Muito Obriigada

  • Leticia

    Olá, estou indo com uma amiga agora em fevereiro para lisboa e precisamos muito alugar um lugar barato para ficar durante o ano letivo, poderia me passar o contato do proprietário que você fala no texto? Obrigada 🙂

  • Gabriela

    Olá! Estou adorando o site e gostaria do contato do proprietário, por favor!

  • Mari

    Ola poderia me enviar o contacto do proprietario? Obrigado

  • Maria

    Olá! O seu site está ajudando muito. Poderia enviar contacto do proprietário?

  • Juliana A Rizzotto

    Estou adorando o site, super simples e útil. Gostaria de receber oncontato que vc alugou o quarto.

  • Diana

    Olá!
    Tenho tido imensos problemas em encontrar casa ou quarto para mudar em Lisboa mesmo em todos esses sites! Sou portuguesa e por isso este artigo não é tanto para mim mas fiquei curiosa sobre a tua dica secreta! Seria mesmo fantástico se pudesse obter esse contacto até porque se não conseguir arranjar nada estou a ver que vou acabar a ter de viver por de baixo da ponte 8(

Post a Comment