Lisboa
16 Oct, Saturday
17° C
TOP

Erasmus em Portugal

Depois de toda a burocracia que você teve que enfrentar para conseguir o tão desejado intercâmbio, está na hora de saber alguns detalhe sobre como é ser um intercambista em Portugal.

Quando você é intercambista na Europa, independente de onde, você é um aluno “Erasmus”. E ser um Erasmus pode trazer alguns benefícios. Melhor ainda se você tiver a carteirinha de associado.

Como funciona? Primeiramente, procure grupos no Facebook com “Erasmus+nome da cidade em que você está”. No meu caso, eu participava de grupos Erasmus Lisboa. Na capital lusa, você podia ir até a sede Erasmus Lisboa* e comprar uma carteirinha que custava (em 2015) €10, lembrando que você tem que levar uma foto 3×4.

Por que vale a pena? Com a carteirinha (que é preenchida à mão e a foto é colada com papel contact transparente!), tínhamos direito a uma festa de graça todos os dias da semana (bastava saber qual dia era qual festa e entrar na faixa!). Mas se você não gosta muito de ir a festas, um outro bom motivo para pagar a taxa de 10 euros é o desconto especial para associados em viagens.

Eles postam a próxima viagem em grupos “Erasmus + nome da cidade” e criam um evento no Facebook. Na minha época, o desconto era de €5 por viagem! Além disso, viajar com eles, muitas vezes, é mais barato que ir por conta e você ainda conhece outros “Erasmus” de outras faculdades, ou seja, só alegria.

Um exemplo bem legal do quanto isso vale a pena, é que quando fui para Sintra com o grupo, gastei metade de quando fui por conta própria. Sério. O preço para não associados é pouco diferente no caso de viagens, a maior vantagem, de longe, está na entrada gratuita em festas. De qualquer modo, se você optar por não ser associado, viajar com eles ainda sai mais barato que ir por conta, acredite. E, de bônus, você não se preocupa com transporte de uma atração a outra, nem com filas para comprar ingressos.

SONY DSC

Foto tirada em viagem com os Erasmus, no Cabo da Roca.
*Em Lisboa a sede dos Erasmus fica próxima ao Miradouro São Pedro de Alcântara e ao restaurante 100 Montaditos!

Post a Comment